Acredito nas iniciativas que surgem de associações familiares, independentes, que assumem a responsabilidade de mudar uma realidade por elas mesmas, sem querer depender de uma intervenção estatal.
Lembro-me do professor Olavo de Carvalho alertando seus alunos a fugirem daqueles que querem mudar o mundo. Em outro ângulo, Jordan Peterson diz o mesmo quando explica a necessidade de deixar a casa em ordem.
O eixo é o mesmo: na realidade, é mais eficaz mudar o que está ao nosso entorno, com as nossas possibilidades.
Mas o que isso tem a ver com a Escola Pampeano, em Porto Alegre?
Trata-se de uma iniciativa que preserva os bons valores no ensino e ressalta as virtudes cristãs tão necessárias à sociedade.
Hoje, eles comportam até 100 alunos e precisam de ajuda para mudar de sede e aplicar o mesmo método de ensino para mais de 1000 estudantes.
Para a maior parte dos brasileiros, não é possível impactar o Brasil como um todo. Isso muda quando decidimos alocar nossos recursos onde acreditamos. É uma ação mais concreta e benéfica investir em uma escola como essa, por exemplo.
Ressalto que eles não estão pedindo doações, estão convidando as pessoas de boa vontade a se unirem em torno de um projeto que pode transformar a vida de milhares de estudantes e impactar gerações.
A Escola Pampeano oferece cotas de investimento com rendimento de 120% do CDI.
O sonho deles continua, você participa e ainda tem retorno financeiro.
Conheça melhor a Escola Pampeano
Pampeano é uma escola de educação infantil com valores e virtudes educando centenas de crianças em Porto Alegre. Está associada ao Fomento Centros de Enseñanza, instituição de pesquisa educacional localizada em Madrid e fundada em 1963, que produz material educativo para escolas de excelência em diversos países do mundo.
Atualmente, o modelo educacional proposto é adotado em 38 países do mundo, em mais de 500 colégios e 16.000 famílias.
O ensino vai além de aprender a contar e a escrever, pois trabalha-se o desenvolvimento cognitivo, emocional e intelectual. Cada aluno é tratado como um e não como mais um, com tutorias que ajudam no desenvolvimento da personalidade.
A história da escola em Porto Alegre começa em 2011, com a indignação dos pais frente a um ensino repleto de ideologias, de doutrinação acontecendo nos colégios.
A entidade mantenedora é a Associação para o Desenvolvimento da Educação Personalizada – ADEP, que não tem fins lucrativos. Seu ideário é formado por princípios da doutrina judaico-cristã, e se inspira nos ensinamentos de São Josemaria Escrivá, fundador do Opus Dei.
Como funciona o investimento?
Até então, só era possível contemplar o ensino infantil, com uma capacidade para até 100 alunos. Mas a escola recebeu a oportunidade de usar um prédio histórico em Porto Alegre, a Pia Chaves Barcellos.
Com isso, a capacidade sobe para mais de 1000 alunos em uma grande escola conservadora. Mas uma reforma é necessária para a acomodação de todos.
A mudança deve acontecer até janeiro de 2024. O tempo é curto e a escola precisa de ajuda. O orçamento para preparar a nova sede é de 3,5 milhões.
Rafael Lima, administrador do projeto, faz um convite claro:
“A Escola Pampeano está arrecadando fundos para a reforma através da emissão de títulos de dívida. Em outras palavras, você empresta seu dinheiro para a Escola Pampeano custear a expansão e, após 48 meses, você resgata seu dinheiro com rendimento de 120% do CDI.
Esse trâmite será através de uma plataforma de investimentos segura chamada CapRate, verificada pelo Banco Central e pela CVM.”
Para mais informações sobre as cotas de investimento, acesse o site do Novo Pampeano.
Uma escola conservadora é impossível?
Para o empresário Gustavo Crivella Costa, um dos responsáveis pelo projeto:
“O Pampeano é o local onde o impossível acontece. Disseram que era impossível sobreviver com 8 alunos, que era impossível trazer as famílias para dentro da escola, que era impossível conseguir sem custo um prédio avaliado em R$ 54 milhões, no coração de Porto Alegre, que era impossível reformar esse prédio histórico de 1923…
Somos mais de 50 famílias engajadas no projeto, os 8 alunos lá do início se tornaram mais de 90, conseguimos o prédio e estamos conseguindo aos poucos o valor da reforma…
Seguimos nesse tempo todo a lógica de quem nos inspira, que é a de 1+1+ Deus = impossível.”
E complementa:
“Nosso objetivo é formarmos pais, professores e alunos, criando líderes em todas as áreas da sociedade, tanto no sentido intelectual quanto moral. Formamos pessoas, no sentido amplo e filosófico da palavra, nas seguintes dimensões educativas: Física, Intelectual, Sócio-afetiva, Ética e Transcendente.”
Escola