Sabe aquele conselho que todo mundo já ouviu um dia: “só se conquista algo na vida através dos estudos” …pois bem, se você quer mudar a sua vida, comece estudando! Conhecimento é uma aquisição que ninguém tira de você. Esse é o primeiro passo de muitos e embora o conhecimento adquirido através do estudo seja fundamental para alcançarmos nossos sonhos, a determinação é a chave que nos permite transformar esse conhecimento em realidade. Sem ela, podemos facilmente desanimar diante dos desafios e obstáculos que surgem no caminho.
Conhecimento e determinação
A busca por conhecimento abre portas e amplia horizontes, mas é a determinação que nos impulsiona a seguir em frente mesmo quando a estrada se torna árdua. No turbilhão da vida moderna, é comum encontrarmos pessoas que, apesar de terem sonhos e aspirações, acabam por se perder no meio do caminho. A falta de determinação é uma barreira que muitos enfrentam ao buscar alcançar seus objetivos. Enquanto alguns perseveram incansavelmente em direção aos seus sonhos, a maioria se contenta em permanecer na zona de conforto, deixando suas metas e aspirações para trás.
Uma pesquisa realizada pela psicóloga Angela Duckworth da Universidade da Pensilvânia, nos EUA estimou que uma parcela significativa da população enfrenta dificuldades em manter a determinação necessária para perseguir e alcançar suas metas e sonhos. Durante sua pesquisa criou a “escala da determinação” que define a determinação como “uma combinação entre paixão e perseverança para um objetivo muito importante”. Surpreendentemente, apenas cerca de 8% das pessoas conseguem efetivamente concretizar seus objetivos, enquanto a grande maioria, representando mais de 92%, acaba por desistir no meio do caminho. Essa disparidade revela não apenas a complexidade da jornada em direção ao sucesso, mas também a importância crucial da determinação na realização pessoal e profissional.
Em seu livro “Garra: O poder da paixão e da perseverança” Angela Duckworth enfatiza que:
A determinação consiste em ater-se ao seu futuro, diariamente, não apenas durante a semana, não apenas durante o mês, mas durante anos, e esforçar-se realmente para tornar esse futuro uma realidade. A determinação consiste em viver a vida como se fosse uma maratona, e não uma corrida de curta distância.
Duckworth, A. (2016). Garra: O poder da paixão e da perseverança
Mas, para sermos justos, a determinação, por mais poderosa que seja, não é a única força que determina o futuro de alguém. A estrutura familiar e a sociedade na qual o indivíduo está inserido também exerce um papel crucial. As oportunidades disponíveis, o acesso à educação de qualidade, a infraestrutura social e os sistemas de apoio influenciam diretamente as chances de sucesso de cada um.
Desigualdade Social
O Brasil é um país marcado pela desigualdade social, onde as oportunidades de acesso à educação e a um futuro melhor ainda são desigualmente distribuídas. As classes mais abastadas, por meio de sua linhagem, herança familiar, contatos e meios de convivência, usufruem de privilégios que facilitam o seu caminho na vida. Já aqueles que nascem e crescem em meio a dificuldades para garantir o mínimo necessário, como o pão na mesa, vivem sob a sombra da incerteza. A frase “plantar o almoço para colher a janta” resume a realidade de muitos que não são ensinados a pensar no futuro ou sequer têm a oportunidade de fazê-lo. A falta de oportunidades e o baixo acesso à educação impedem que muitos concluam seus estudos primários, quanto mais sonharem em cursar uma faculdade.
A Trajetória Inspiradora da Dra. Karla Fernanda
Nesse contexto de tantas incertezas, encontramos pessoas que decidem romper com o ciclo da pobreza e da falta de oportunidades. A Dra. Karla fernanda é um exemplo inspirador de superação e determinação. Nascida em uma família humilde, com poucas chances de estudar, ela investiu em sua educação, conciliando trabalho durante o dia com estudos à noite. Sua primeira conquista, a graduação em nível superior em Ciências contábeis, não a levou onde seu coração almejava chegar. Movida pelo desejo de fazer a diferença e contribuir para uma sociedade carente, ela decidiu se tornar advogada. Através de muita dedicação conciliou casa, trabalho, filhos e netos, sua determinação e resiliência superou obstáculos que pareciam intransponíveis e as mais diversas circunstâncias como o falecimento de seu pai.
Assim como na canção “Maria, Maria” de Milton Nascimento, Karla carregava dentro de si a “força”, “raça” e “gana” para seguir em frente, mesmo nos momentos difíceis. A história da Dra. Karla é a materialização do simbolismo da canção “Maria, Maria” que celebra a força, a perseverança e a fé da mulher brasileira, representada por “Maria”, que enfrenta as dificuldades da vida com “manhã”, “graça” e “sonho”, mesmo em meio à “dor” e à “alegria”. É um exemplo inspirador de resiliência, força e determinação. É a prova de que, mesmo em meio às mais adversas circunstâncias, é possível alcançar seus sonhos.
Pedimos a Dra. Karla Fernanda que nos enviasse algum material sobre sua trajetória que pudesse nos ajudar a fazer esse artigo, e ela nos enviou essa singela mensagem que transcrevemos na íntegra.
Muitos cursam direito por que pensam, que farão justiça, que farão a diferença no mundo, na vida das pessoas próximas e na delas mesmas, ou até mesmo que ficarão ricos, mas não é bem assim que o direito funciona, porque sem coragem, sem bagagem de vida, o direito é apenas um diploma de colecionador.
Quando resolvi cursar o direito e advogar após formada, eu não sabia o que a profissão me reservava, não fazia ideia do que era o advogar porque a faculdade não traz a prática para o dia a dia, não tinha contato algum com a área ou mesmo com quem atuava na profissão, entrei cega e hoje enxergo um mundo à minha frente e não me vejo fazendo outra coisa.
Acredito que a minha família e a minha condição de pessoa tímida e filha de pais humildes foi o motivo de eu cursar direito e seguir a profissão de advogada. Na verdade, eu não escolhi a profissão, mas a profissão me escolheu de algum modo para me mostrar que eu podia ir além dos limites existentes à minha volta. Estou me construindo ainda, porque advogar é isso, é optar por estudar pelo resto da vida, se desafiar a cada momento, é ter que se refazer, se reconstruir e se desconstruir todos os dias, e acima de tudo, saber que direito e justiça nem sempre vão andar juntos, mas é ter a certeza de que o meu trabalho vai fazer a diferença na vida das pessoas ao aproximá-los. É essa a nobreza e excelência da profissão de advogado. Saber que somos instrumento de meio, e nunca o fim! Amo advogar, um Sonho realizado.
Dra Karla Fernanda Resendes Crisostomo dos Santos
Dra. Karla cursou direito na Unipeaget campus Suzano em São Paulo, formando-se em 2023, sendo aprovada na primeira fase da prova da OAB ainda no nono semestre do curso e posteriormente na segunda fase da prova quando estava no 10º semestre. Atualmente está abrindo seu escritório também na cidade de Suzano.
É possível acompanhá-la em sua rede social https://www.instagram.com/karlafernandaadv.resendes/
Para aqueles que ainda estão nas cadeiras das universidades, lembrem-se, do poder que reside em cada um de vocês, da capacidade de transformar sonhos em realidade através da dedicação e da persistência. A jornada não será fácil, obstáculos surgirão, mas a determinação será a bússola que os guiará em direção ao sucesso.
Porque escolhi advogar? Onde a determinação pode nos levar!está licenciado sob CC BY 4.0© 2 por BRUNO AMARO, CHARLENE AMARO